Semana da Enfermagem: um encontro pela unidade e pelas lutas dos direitos. #VivaSUS

O cuidado, um valor indispensável à prática da Enfermagem. Assim é a vida 24 horas dos profissionais da área, que lutam pela valorização dia e noite, por dignos salários e as 30 horas a 3 décadas. Hoje, 12 de maio, começou por todo o Brasil, a Semana da Enfermagem com presença de enfermeiros(as), técnicos, autoridades, estudantes da área e sindicatos das classes, isso em todas as unidades hospitalares do Brasil.

Nas apresentações profissionais que provam o valor da categoria e, acima de tudo, o amor pelo trabalho. Nesta quinta-feira, no Hospital Geral do Estado (HGE), pela manhã foi dedicada a premiações dos profissionais, refletindo sobre tema como melhorar a autoestima e a rotina das equipes na unidade. Marcaram presença, a presidente Ivanilda Brito e a diretora Joana Evangelista. Para a presidente, Ivanilda Brito, essa é uma proposta oportuna a, já que a enfermagem é um profissional cada vez mais dinâmico, que tem como desafio aliar os saberes técnicos aos éticos, mas precisa de valorização e cuidados, pontuou a presidente.

Em Feira de Santana, a diretora Dart Clair desde cedo participa de diversas mesas em universidades, cursos e na própria unidade hospitalar que trabalha. Pela manhã, ainda na quarta-feira, 11 de maio, na Semana de Enfermagem do HGCA, representando o Sindsaúde-BA, falou para vários profissionais sobre a luta sindical, a necessidade do fortalecimento das entidades representativas da enfermagem, servidores públicos e estudantis, e uma maior unidade e união de todas/os em prol dos direitos trabalhistas que estão sendo destruídos. Nesta quinta-feira, no dia da Enfermagem, Dart faz uma mega maratona entre lives, mesas de debate e apresentações nas unidades. Hoje, a diretora participou na UPA-HGE 24h, realizando palestra para os colegas sobre o fortalecimento a luta do PL2564 e por valorização e os direitos trabalhistas. À noite, Dart está na Câmara de Vereadores de Feira.

Ana Carina Duran, diretora, participou da abertura da Semana de Enfermagem do Hospital Roberto Santos, onde os diretores Celeste Rosário e Pedro Pirajá marcaram presença na abertura do evento. Amanhã, dia 13 de maio, o SindsaúdeBa, estará presente com a atividade do Projeto CUIDA, com o fisioterapeuta Iago San, à tarde. Para Ana, precisamos de mais eventos que debatam a importância de cada profissional nas unidades e busque a valorização.

Em Jequié, a diretora Elza Soares, que trabalha no Hospital Prado Valadares, a Semana da Enfermagem iniciou hoje, com atividades internas e lúdicas. Meio dia, um almoço comemorativo e a tarde, a palestra “Felicidade no Trabalho Estruturando Emoções” e entrega de Álcool gel.

Ainda faltam informações das cidades: Ilhéus, Itabuna, Santo Estevão, Mucugê, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Guanambi, para complementar a matéria e a participação do SindsaúdeBa pela Bahia.