Nossa luta é contínua por toda a Bahia. Capital e interior unidos por um reajuste digno!

Após duas semanas com paralisações de 72h, os deputados adiaram para a próxima semana o filme de terror que é o reajuste salarial dos servidores públicos da Bahia, com proposta vergonhosa de 4%, dividido em 2x e sem retroativo. O filme de terror “4% de Reajuste Salarial”, ficou para ser votado na sessão plenária da próxima terça-feira (28), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
No segundo dia da Paralisação de 72h, onde diversas cidades já realizam diversos atos contra a proposta de reajuste salarial de 4%, servidores públicos da saúde, ativos e aposentados querem em caráter emergencial, a proposta encaminhada pela Federação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (FespeBahia) de 10%, com retroativo, após o governo aceitar esta proposta, abrir a mesa de negociação para direcionar as soluções das 19 pautas apresentada pelo sindicato ao governo, no dia 05 de fevereiro de 2024.
Durante os protestos, que ocorreram desde a abertura do plenário até o fim da sessão desta terça (21) que definiu o adiamento da votação, servidores mostraram sua força e unidade. Ao encerrar a sessão, nenhum deputado saiu discretamente do plenário, sem falar com a imprensa. Assim como o deputado Binho Galinha (PRD), que aparece no registro.
Como gritos de socorro utilizando a música, os servidores públicos da saúde entoaram aos gritos “o servidor na rua, Jerônimo, a culpa é sua”; “Não vai ter arrego ou paga os 10%; ou não vai ter sossego!”… pelos corredores da Assembleia Legislativa. No interior, as cidades de Ilhéus, Alagoinhas, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Irecê e Feira de Santana entoaram;

“o servidor na rua, Jerônimo a culpa é sua”;

“Não vai ter arrego ou paga os 10%; ou não vai ter sossego!”

Nesta quarta-feira, 22, os servidores públicos da saúde vão à porta da SESAB, às 13h, concentração para continuar a cobrar as pautas e reajuste salarial digno.

REAJUSTE
A proposta enviada pelo Executivo prevê reajuste linear de 4%, com 2% concedidos a partir de 1º de maio de 2024 e 2% a partir de 31 de agosto de 2024, para todos os servidores ativos e inativos.

Segundo previsão do governo, o reajuste previsto produzirá um acréscimo na despesa de pessoal para o exercício de 2024 no valor estimado de R$ 463,7 milhões. “Já para os anos de 2025 e 2026, o acréscimo de despesa será de R$890.620.551,00, cada ano”, diz trecho da mensagem enviada pelo governador.
Em documento que está sendo distribuído pelos sindicatos aos deputados, as entidades comprovam que são grandes as perdas das categorias com a política de congelamento salarial que foi mantida até 2022. E mostram, com dados gráficos elaborados pelo Dieese a partir de dados do próprio governo que há margem para reajustar os salários dos servidores sem comprometer as finanças do Estado.
(https://sindsaudeba.org.br/portal/blog/dieese-prova-que-ha-margem-para-reajuste-digno-para-os-servidores-publicos-da-saude/)

DIEESE
Entre 1º de janeiro de 2014 1 e 31 de dezembro de 2023, o IPCA-IBGE e o INPC-IBGE apresentaram uma variação de, respectivamente, 77,52% e 77,34%. Porém, no mesmo período, o reajuste salarial concedido pelo governo foi 15,09% (3,5% em março + 2,91% em novembro de 2015, 4% em 2022 e 4% em 2023). Nesse período a contribuição ao Planserv pulou de 12% para 14%, causando mais 2% de perda indireta.
A Bahia continua mantendo folgada margem na relação Receita Corrente Líquida (RLC) X Despesa Total de Pessoal (DTP). Ao final do terceiro quadrimestre de 2023 a RLC estava em R$ 57,1 bilhões e a DTP era de R$ 22,8 bilhões, com a RCL X DTP na casa dos 39,98%. O indicador fica bem abaixo do limite prudencial (46,17%) e mais abaixo ainda do limite máximo (48,6%) da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO SEGUNDO DIA DE PARALISAÇÃO; https://www.facebook.com/media/set/?vanity=100085812355411&set=a.420019004201841