Exclusivo: Carta aberta a  População Baiana

Exclusivo: Carta aberta a  População Baiana

Carta aberta a  População Baiana

Dia 05 de agosto – Dia da Vigilância Sanitária

Os(as) servidores(as) públicos(as) da VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DA BAHIA se dirigem ao povo baiano para falar sobre a importância do trabalho da Vigilância Sanitaria para proteger a saúde de toda a população, através de ações que visam eliminar, minimizar ou prevenir riscos à saúde.
A Vigilância Sanitária atua em diversas áreas, tais como serviços de saúde, indústria de medicamentos, saneantes (produtos de limpeza e afins), alimentos, sangue e hemoderivados, quimioterapia, diálise, água para consumo humano, dentre outros. Nossas ações também abrangem a intervenção em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços. No enfrentamento da  Pandemia da COVID 19, atuamos diretamente nas barreiras sanitárias dos aeroportos, monitoramento dos hospitais de campanha, elaboração e acompanhamento das notas técnicas que orientam as novas condutas nos diversos estabelecimentos com o objetivo de conter o avanço da transmissão da COVID-19 no nosso território.
Nossas atribuições, inclusive poder de polícia, encontram respaldo na Lei Orgânica do SUS (Lei 8080/90), Lei Federal 6437/77, Lei Estadual 3982/81 e devem ser exercidas por servidores públicos com carreira instituída e valorização profissional. ESSA AINDA É A NOSSA LUTA!!!

Apesar do papel essencial da Vigilância Sanitária (DIVISA/SESAB), na proteção da saúde dos baianos, nossas condições de trabalho vêm sendo sucateadas com a redução do número de profissionais para desenvolver as atividades, sem concurso público há mais de dez anos, redução no salário – retirada da insalubridade, e agora, o despejo da atual sede ( onde atuamos há quase 20 anos). Tudo isso sem diálogo e sem transparência.

Por todas as dificuldades enfrentadas, ausência de diálogo e transparência, estamos unidos e exigimos do governo do Estado, RESPEITO E VALORIZAÇÃO!

Contamos com o apoio da população nessa luta, em defesa da Saúde e da vida.

Viva o SUS! Viva a Vigilância Sanitária!
Trabalhadores em defesa da DIVISA-Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental!

Postar um Comentário