Sanitarista da Divisa fala da importância da Vigilância Sanitária em uma conversa no programa Entre Aspas

A sanitarista Isleide Costa foi a entrevista do programa Entre Aspas. Ela faz parte da equipe da Covis, Coordenação de Vigilância Sanitária De Serviços.

No início do bate-papo, a sanitarista falou das atribuições da Vigilância Sanitária. Os campos de atuação, como são ações e quando deve ser acionada. Foram informações que a grande parte da população desconhece.

“A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações que são capazes de eliminar, diluir ou prevenir riscos à saúde. Além disso a Vigilância Sanitária vai intervir nos problemas que são produzidos pelo risco à saúde, decorrentes de meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviço. Tudo o que a sociedade consome ou produz. Tudo perpassa pela Vigilância Sanitária”, explicou Isleide.

Durante a conversa, a sanitarista também falou das dificuldades e desafios enfrentados pela Vigilância Sanitária durante a pandemia. “Foi um desafio muito grande e ainda tem sido. A gente teve uma ação muito importante logo de início. A gente interviu formando barreiras sanitárias, com orientações às pessoas, medição de temperatura e etiqueta respiratória. Medidas de preocupação básicas”, explicou a sanitarista.

Também falou do receio de uma possível retirada das instalações atuais para um novo prédio, que ainda não foi definido. De acordo com a sanitarista a decisão foi tomada, por parte do governo do Estado, sem nenhum tipo de diálogo. Para a presidente do SindSaúdeba, Ivanilda Brito, defender os servidores(as) é fortalecer o Estado. “Os governos tem que entender o grande valor que é ter uma base de servidores públicos forte e amplo, somente assim, o Estado fica forte, economia mais forte, menos corrupção, menos fraudes… “, pontuou a presidente.

“A gente tem um receio grande com a mudança, em primeiro lugar, a sociedade não conhecendo o nosso trabalho, não perceber a nossa ausência. Este é um dos nossos principais receios. A gente sabe o quanto a Vigilância Sanitária é importante para a sociedade e de uma forma, muitas vezes invisível. E esta invisibilidade pode ser usada para o mal e a sociedade não sentir a nossa falta”, concluir Isleide.

O programa pode ser visto na página do Youtube do Sindsaúde Bahia.