Entrevista Presidente Reeleita Ivanilda Brito

SindSaúdeBa: Você está assumindo um novo mandato. Como está o planejamento para o triênio 2021/2024?

Ivanilda Brito: Novo mandato, com novos quadros, já estamos com o nosso seminário de planejamento agendado para fevereiro de 19 a 21, discutiremos as ações que serão desenvolvidas e os projetos com atividades nas áreas prioritárias, como saúde do trabalhador, formação, Avaliação de Desempenho (PCCV), as reformas das diversas unidades de saúde na capital e interior durante esses três anos.

2 – Quais os desafios que você já está enfrentado e vai enfrentar neste novo mandato?

Ivanilda Brito: Nosso grande desafio estar sendo superar essa Pandemia, mas acredito sim que venceremos. Contudo temos pela frente outros desafios na área de RH com o PCCV, e as remoções de servidores para outras unidades por causa das obras. Fazer isso de forma dialogada para que não haja prejuízo ao servidor/a.

3 – Um dos objetivos é justamente fortalecer, ainda mais, o SindSaúdeBa e quais as prioridades para se manter neste caminho?

Ivanilda Brito: Para nos manter nesse caminho é continuar sendo verdadeira e procurar de toda maneira possível solucionar as diversas situações dos servidores/as. Saber lidar com as pessoas que pensam diferente de você, tendo como objetivo a melhoria da vida dos servidores/as na capital e interior, ampliar a interlocução com a gestão e gestores de unidades de saúde. Buscar que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível, lutar pela reposição salarial, mesmo com a lei complementar 173, não podemos deixar de discutir nossa pauta e buscar organizar os pontos prioritários junto ao governo para posterior aplicabilidade.

4 – De que forma o SindSaúdeBa vai lutar na defesa SUS, para que ele fortalecido?

Ivanilda Brito: Fortalecer o SUS é valorizar os trabalhadores/as, dando condições de execução de suas tarefas, respeitando as especificidades de cada categoria, proporcionar formação, respeito, escuta, ambiente e o cuidado com os trabalhadores fortalecendo os SIASTs para atender plenamente todos na área de saúde do trabalhador /a.

5 – Muitos servidos no interior do estado, reclamam da falta de especialidades médicas, que não são atendidas pelo PLANSERV e muitos deles precisam se deslocar para outras cidades em busca de atendimento, como o SindSaúdeBa tem procurado minimizar esta situação?

Ivanilda Brito: O SindSaúdeBa Bahia, procura ampliar a parceria com o PLANSERV de modo a levar todas as demandas de carências de assistências de especialidades entre outros serviços existentes principalmente nos municípios. É uma cobrança constante dos conselheiros do CONSERV para que seja ampliados atendimentos em regiões bastante carentes de serviços médicos. São constantes as queixas dos servidores.

6 – SindSaúdeBa: A vacinação contra a Covid 19 começou na Bahia, os trabalhadores da Saúde estão no grupo prioritário desta primeira fase. O SindSaúdeBa se mantém na luta pela equidade da vacinação?

Ivanilda Brito: A vacinação já começou, graças a Deus! Mais ainda não chegou vacina para todos, tem uma Resolução nº 006/2021 que aprova as recomendações aos prefeitos e secretários de saúde municipais, considerando o quantitativo de doses que Ministério da Saúde disponibilizou para a primeira dose, deve ser prioridade: a) equipes de saúde que trabalham em unidades de referência para assistência e transporte aos pacientes internados com COVID-19, pronto atendimento, hospitais  ou alas de hospitais exclusivos, hospitais de campanha, gripários e Samu 192); b) 100% idosos acima de 60 anos, que se encontram em instituições de longa permanência (ILP) incluído seus trabalhadores. C)100% pessoas com deficiência institucionalizada, maior de 18 anos incluído seus trabalhadores; d) população indígenas, maior de 18 anos, que vivem em aldeias. Assegurar 2º dose com 28 dias após a primeira. Portanto, ainda estamos buscando a garantia que os trabalhadores em saúde sejam contemplados.

7 – SindSaúdeBa: No próximo sábado vai acontecer a cerimônia de posse da nova diretoria do SindSaúdeBa e como vai ser realizado este evento:

Ivanilda Brito: Não tem como ser diferente. Vamos seguir todos os protocolos de segurança determinados pelos decretos estadual e municipal. O número de convidados está controlado, escolhemos um local arejado, colocamos adesivos com as instruções de segurança, está sendo disponibilizado álcool em gel, na entrada do evento, como também serão colocados frascos individuais nas mesas, que vão ser disponibilizadas com espaços que deem segurança as pessoas. Será cobrado o uso de máscaras, que também vão estar disponíveis para os convidados. Tudo será feito dentro da maior segurança possível.