Convocação dos aprovados no último concurso da saúde e liberação das aposentadorias, já

“O que nós queremos é a convocação dos aprovados no último concurso da saúde e liberação das aposentadorias, já, não queremos mais mortes e doentes, isso vai ter um efeito devastador no time da saúde, quando a população procurar as unidades de saúde da Bahia”, alerta a presidente Ivanilda.

O Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado da Bahia  – SindsaúdeBa nesta sexta-feira,  22 de maio, recebeu dezenas de ligações de todas as partes do Estado, com reclamações de servidores públicos de sobrecarga nos plantões e falta de equipe qualificada para enfrentar essa maratona contra a Covid19. Com essa preocupação crescente, a anos o SindsaúdeBa, solicita através de ofícios, matérias, atos, manifestações e conversa com o Governo do Estado, a convocação imediata dos aprovados no último concurso e a liberação das aposentadorias.

O direito à contratação de portadores da aprovação do último concurso, dá ao Governo do Estado uma estabilidade maior nos servidores de atendimento a saúde pública, além de montar uma super equipe ou, como usando, super time linha de frente, com os diversos profissionais qualificados, compromissados em assumir seu posto de servidor.

De acordo com os últimos dados liberados pela SESAB, uma alta na procura dos testes rápido, novos casos por toda a Bahia,  servidores da saúde assintomáticos e infectados, além de muitas reclamações na demora dos atendimentos e a falta de profissionais no mercado disponível prova a necessidade da convocação imediata dos aprovados.

“Além da convocação, há uma necessidade de salvar vidas, há pedidos de aposentadorias dos servidores e essa troca está na época ideal, assim esse novo time de saúde na Bahia iria somar com os servidores da saúde já atuando e contratados formando a maior rede de profissionais na linha de frente Contra a Covid19 do Brasil”, pontuou Ivanilda.

O serviço público se relaciona com o governo federal, estadual ou municipal. Apesar disso, o servidor público não trabalha para o governo, ele trabalha para a população. O serviço público atende as necessidades essenciais da população, como saúde, segurança e educação. Todos os cidadãos têm direitos a esses serviços, que são para o benefício de todos.

“O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais,escolas ou repartições. Mas há muitos problemas. Você deve saber que alguns servidores não cumprem bem suas funções e isso não pode anular todo um conjunto ou uma instituição. Há muita burocracia que travam os serviços, o serviço é lento e deixa a desejar. E há ainda um problema mais grave. Tem gente que usa o cargo público em seu próprio benefício, por isso mesmo, é muito importante a gente entender o que é o serviço público e qual o papel do servidor e na saúde é uma pedra fundamental para desenvolver uma sociedade, impulsionar a economia”, esclarece Ivanilda, ao lembra a fatídica frase “Servidores são parasitas do então governo federal do PSL”.

A ética, a eficiência, o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum, por isso, o serviço público é muito importante para uma sociedade democrática.