Trabalhadores e servidores da DIVAST celebraram o dia das Mães

Nesta sexta-feira, 06 de maio, os trabalhadores e servidores da DIVAST celebraram antecipado o dia das Mães, com uma palestra com a psicóloga do Projeto SindsaúdeBa CUIDA, Ana Caroline, onde destacou os principais desafios de ser mãe na modernidade, em especial, como as novas tecnologias vêm influenciando na relação materna. Marcaram presença a presidente do SindsaúdeBa, Ivanilda Brito e a diretora Adriana Rabelo, além da equipe técnica da Divast.

Nos últimos anos os profissionais dentre esses desafios, “o principal é a exacerbação dos direitos, ao ponto de se ter destituído, quase que completamente, a função paterna”, comentou Ivanilda. Para ela, as crianças estão aparentemente entregues aos seus próprios desejos e há, cada vez mais, o afrouxamento de regras, a despeito de não traumatizar os filhos e, hoje, os netos, pois, atualmente os servidores aposentados estão cuidando dos filhos dos filhos (os netos).

Para a psicóloga Ana dialoga e explica como é importante ter uma preparação. “Um outro desafio é, sem dúvida, a tecnologia e o excesso de liberdade, e um terceiro seria a falta de preparação para se constituir uma família, uma vez que os pais trazem suas próprias demandas e tentam resolve-las nos filhos”, pontua.

A psicóloga destaca ainda a importância da figura materna para a Psicologia. ‘’A temática referente às mães é de suprema importância em nossa área, uma vez que elas ocupam o lugar de maior destaque nas relações familiares, ao ponto de ser chamada de o ‘’Grande Outro’’- ou seja, o outro mais importante na vida de alguém-, em função da relevância que tem para a formação da personalidade dos filhos’’, pontua.

Diante desses desafios e problemáticas, Ana alerta que é preciso esclarecer, educar e ajudar aos pais a serem pais mais presentes. ‘’Por isso, a importância de cursos, oficinas e palestras, para se cercar de dicas que verdadeiramente ajudem nessa ralação familiar, diante de uma temática tão relevante’’, sugere.

A psicóloga deixa a sugestão também da psicoterapia para casais, que segundo ela, ‘’é outra ferramenta imprescindível para melhores resultados na criação dos filhos, uma vez que o casal irá resolver suas próprias questões, e, dessa maneira, não vai afetar os filhos com suas próprias questões’’.

Ao final da palestra, todos os participantes receberam do sindicato rosas em homenagem ao Dia das Mães.