SindSaúdeBahia participa da Caminhada “Cuidar da Saúde mental é um exercício diário!”

Neste sábado, 11 de setembro, o Hospital Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), realiza a caminha em homenagem ao Setembro Amarelo.  O evento que será neste sábado, dia 11 de setembro, às 7h, no Parque da Lagoa Grande. Na campanha todos e todas devem colaborar com 1kg de alimento não perecível por participante e colaboradores para campanha. Durante a caminhada haverá entrega de kits/brindes no local do evento, panfletagem do SindSaúdeBa Cuida e SindSaúdeBa Jurídico [agendamento] para tirar dúvidas sobre contracheques, insalubridades, marcar atendimento, aposentadoria, processos e outras necessidades.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.