SindsaúdeBa participa do Bando Anunciador em Feira de Santana

Neste domingo, 7 de julho, as ruas do centro de Feira de Santana foram tomadas pela alegria e criatividade do Bando Anunciador da Festa de Santana. Resgatado em 2007 pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o evento é um cortejo cultural que reúne pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais.

O Bando Anunciador da Festa da Senhora Santana, a padroeira da cidade, é uma importante manifestação cultural e histórica. O evento é uma manifestação de arte, cultura e principalmente luta política em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

A tradição, que ocorre anualmente no segundo domingo de julho, celebra a padroeira da cidade, Senhora Santana, com milhares de participantes que percorrem as ruas desde as primeiras horas da manhã. Ao som de marchinhas, os foliões dançam, cantam e se divertem, tornando o evento um verdadeiro espetáculo de cores e sons.

A presidente Ivanilda Brito, em seu primeiro bando, falou sobre sua alegria e emoção. “Estou feliz. Reencontrar colegas servidores aposentados aqui no bando e vê a cidade movimentada lembra a lavagem do Bonfim em Salvador. Aqui hoje, estamos juntos reivindicando pelo Piso da Enfermagem, Valorização dos profissionais da saúde e concurso público”.

“Há mais de 6 anos e sempre com a turma da enfermagem, amigos e família estamos participando, com a alegria do povo de Feira, a gente já vem fazendo esse nesta edição criando oficialmente o Bando Anunciador da Saúde, ano que vem estaremos ainda mais organizados”, pontuou Dart Clair servidora do HGCA.

Além de servidores(as), marcaram presença a diretora do jurídico, Joana Evangelista e equipe do sindicato. Até 2025, com Bando Anunciador da Saúde, em Feira de Santana.