
Sindsaúde participa da apresentação do Centro de Anemia Falsiforme
A diretora de Assuntos Jurídicos, Joana Evangelista, representou ontem o Sindsaúde Bahia, no evento, nessa segunda-feira (06.03), realizado pela Sesab, que apresentou o Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme, que estás prestes a ser inaugurado, para representantes de entidades de diversas regiões do estado que representam familiares e pessoas com doença falciforme. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado, contando com participações por videoconferência.
A unidade vai funcionar, em Salvador, e vai ofertar atendimento ambulatorial multidisciplinar com hematologista, ortopedista, hepatologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica; doppler transcraniano, que é fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais que estão relacionadas com o desenvolvimento de AVC, além da realização de exames hematológicos, bioquímicos e agência Transfusional.
A Doença Falciforme é uma das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo e é mais prevalente na população negra, apesar de não ser exclusiva. Só na Bahia, estima-se que 30 mil pessoas possuam a condição, que provoca anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação sanguínea.
Fonte: Sesab