Sindsaúde Bahia defende SUS e a valorização dos trabalhadores na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Sindsaúde Bahia defende SUS e a valorização dos trabalhadores na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

O Sindsaúde Bahia esteve presente na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada entre os dias 09 e 11 de setembro, em Lauro de Freitas. A presidente Ivanilda Brito, a vice-presidente Tereza Deiró e os diretores Leandro Lino, Orlando Lago, Leonor Sales e Ana Carina Dunham representaram o sindicato.


Durante a conferência, o Sindicato, junto a outras entidades sindicais, entregou uma Carta Aberta, em que pede a formação de uma frente ampla contra a privatização e terceirização no SUS, ressaltando que tais práticas precarizam o trabalho e enfraquecem o sistema público de saúde.
Foi destacada, na carta, a necessidade de concursos públicos para substituir vínculos temporários. Também foram feitas críticas a falta de concursos estaduais e municipais nos últimos 16 anos.

Foram apontadas as consequências negativas da terceirização, como a fragmentação do SUS, assédio moral e a desvalorização dos trabalhadores. O fortalecimento do controle social é essencial para preservar os princípios do SUS.


Nos fim dos três dias de debates foram eleitos 76 delegados que vão representar a Bahia na conferência nacional, em dezembro em Brasília.

Postar um Comentário