Ouvidoria é nossa.

O SindSaudeBa colaborando em proteger a vida funcional dos servidores públicos e garantir os ser direitos hoje e no futuro, vem incentivando aos colegas servidores públicos da SESAB a usarem a Ouvidoria.  “A Ouvidoria é um instrumento essencial, imprescindível, para o funcionamento das instituições republicanas. O trabalho é ‘espinhoso’, mas Ouvidoria é algo muito sério. É um dos principais canais que temos para ouvir a voz do cidadão (servidores públicos). As manifestações com o povo nas ruas serviram para reforçar ainda mais a importância desses canais”, explicou a presidente Ivanilda Brito do SindSaúdeBa.

A ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o Ministério Público, permitindo que este colabora para a melhoria do serviço prestado por meio de elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias.

No intuito de colaborar com a humanização do serviço público, tornando-o capaz de entender os anseios da sociedade e a real missão do servidor público, vemos na ouvidoria o canal de comunicação transparente e eficaz entre o usuário e o serviço. A Constituição Federal de 1988 (CF/1988), em seu art. 37, § 3o , inciso I, prevê a participação do usuário na administração pública, no entanto, faz-se necessária a normatização de regras para o cumprimento de demandas oriundas das manifestações desses usuários.

No serviço público atual, é inimaginável que exista algum órgão da administração pública direta ou indireta que ainda não tenha instituído a ouvidoria. Não estamos falando de uma sala com uma placa na porta dizendo ouvidoria. É necessário dar condições de trabalho àqueles que vão escutar a voz do povo. O papel da ouvidoria vai muito além de urnas espalhadas pelo órgão com formulários pré-estabelecidos, nos quais o cidadão é conduzido a preenchê-los, o seu papel é fazer parte da gestão, com seus relatórios e com sua visão a partir das manifestações registradas em sistemas confiáveis, nos quais o cidadão possa expressar suas impressões do serviço que lhe é prestado.

Para isso, o SindSaúdeBa solta semanalmente o card Ouvidoria SUS Bahia onde cada servidor público deve e pode usar o canal para a melhoria do serviço prestado por meio de elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias.

Após a uma dessas sugestões elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias; encaminhe  para nossa sede, e-mail ou através dos canais digitais o seu protocolo e o assunto para que o SindsaúdeBa possa acompanhar e cobrar melhores resultados no Estado da Bahia.