No dia do servidor público aposentado nada para comemorar.

Hoje, dia 17 de junho de 2020, comemorado o Dia do Servidor Público Aposentado. Porém, os motivos apontam mais para um sentimento de preocupação do que celebração. Os aposentados lamentam as perdas sofridas e os mais jovens se preocupam com as novas regras da aposentadoria e o futuro inserto do Brasil e as novas propostas de reforma que vão impactar na vida de cada servidor público federal, estadual e municipal pelo Brasil.

“Nunca foi fácil garantir nossos direitos, mas agora estamos lutando para sobreviver e não para perder os poucos direitos conquistados, principalmente nosso salário”, comentou a presidente Ivanilda Brito, presidente do SindsaúdeBa.

Sem concurso público, com novas regras fiscais para aposentados, sem reajustes salarial e até hoje sem o pagamento da URV (um direito de todos os servidores) a luta pela sobrevivência é desafiadora. “Ano passado lutamos na porta da Assembleia Legislativa pelo reajuste do cálculo do ativos e inativos, mesmo assim, fomos taxados de parasitas e alguns deputados na hora de mostra-se preocupado com o trabalhador virou as costas e votou a favor da reforma da previdência, com grandes perdas para a categoria aposentada”, disse Ivanilda.

“Foram dias de luta, ações judiciais contra a PEC, gritos pedindo respeito aos servidores públicos da saúde e aposentados”, comentou diretor Dijalma Rossi.

Pelo histórico sindical, nunca durante 30 anos foram fáceis as conquistas e gratificações que veem nos contra-cheques de cada servidor público da saúde. Mesmo sendo uma das categorias que merecem respeito e acima de tudo cuidados desde salários dignos, insalubridades, gratificações, entre outros pontos, o Governo do Estado ainda trata com descaso e pouca responsabilidade quando se pauta as reclamações dos trabalhadores.

Neste dia 17 de junho, para os aposentados a única frase que cabe é “Vamos juntos construindo uma nova história hoje e sempre”.