Live da Conferência Livre com o tema assédio moral está disponível no YouTube
Um convite a repensar nossas práticas e relações. Foi assim a conversa online, na Conferência Livre realizada pelo Sindsaúde Bahia, na última semana de julho.
O tema central do debate foi o assédio moral, que se refere às tentativas reiteradas de isolar, constranger, desqualificar ou humilhar alguém, ou um pequeno grupo de pessoas.
A presidente do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, abriu a conferência pontuando sobre assédio moral no SUS. “Passamos grande parte do nosso dia no trabalho e precisamos de um cuidado especial com as nossas relações nesse espaço”, acrescentou a presidente.
Com um debate rico e cheio de interlocuções construtivas, o diretor Orlando Souza (Saúde do Trabalhador) pontuou sobre Conscientização, Prevenção e Enfrentamento de Violências no Trabalho, atividade que reuniu muitos servidores públicos e trabalhadores da saúde, representantes de outras entidades e sociedade civil. Reforçou também a reflexão, não só sobre as violências e o assédio, mas também sobre aquilo que nutre e assegura um ambiente de trabalho respeitoso e saudável, em especial a ética, a empatia e o diálogo.
“Precisamos prevenir as violências, no plural, em suas múltiplas dimensões, e construir relações de trabalho cada vez mais saudáveis e respeitosas, com capacidade fortalecida de ouvir e acolher o dissenso”, disse o diretor Orlando Souza.
A conferência mostrou a importância da realização das atividades online, com possibilidade de serem realizadas por território, para oportunizar e reunir servidores públicos para um momento de trocas e aprendizados.
Perdeu a live? Ela está disponível para você e todos os colegas servidores públicos assistirem e repassarem. Em breve, o sindicato irá realizar seminários temáticos por territórios online. Aguardem a divulgação.