Julho das Pretas – live especial.

Ainda na adaptação as drásticas mudanças no mundo devido a Pandemia da Covid19, o SindsaúdeBa realizará na última semana do mês de julho, no dia 30 de julho, às 16horas, a Live SindsaúdeBa com tema: “Os Desafios das Mulheres Negras na Saúde Pública no Estado da Bahia”, sendo “a arte mais profunda do nosso povo”, defender seus direitos sempre.

O Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Criado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha.

As ações do Julho das Pretas já trouxeram temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência, entre estas: assédio moral, violência, respeito e outros.

No serviço público, há vários casos de violência verbal e física pelo preconceito. Na área da saúde; o SindsaúdeBa, vem dialogando com as bases e sempre dialogando sobre as diversas formas de violência que existem e muito das vezes terminam passando de forma comum e ou engraçada.

“O debate será conceitualizado, o tema será O desafio das Mulheres Negras na Saúde Pública no Estado da Bahia, onde vamos dialogar e ao final fazer a carta pública com intenções positivas para o fortalecimento dos temas envolvidos”, explicou a presidente Ivanilda Brito.