CTB Bahia divulga programação do 4º Conselho Estadual
Nos próximos dias 14 e 15 (quinta e sexta), todos os caminhos levam os dirigentes classistas baianos ao Quality Hotel, no Stiep. Delegados e delegadas eleitos pelos sindicatos participarão do 4º Conselho Estadual da CTB Bahia. A Central divulgou a programação completa do evento, convidando outras entidades, partidos políticos e autoridades para a abertura, na quinta-feira, às 17h. Com o tema central “Emprego e renda, direitos iguais, reforma agrária, democracia e sustentabilidade sócio ambiental”, o 4º Conselho debaterá os principais desafios dos próximos dois anos para o sindicalismo classista na Bahia.
Para a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, os conselhos estadual e nacional acontecem em um momento importante do Brasil. “É o primeiro ano do governo Lula, que já implementou mudanças importantes na economia e nas políticas sociais, como a valorização do salário mínimo e a igualdade salarial para homens e mulheres, entre outros avanços. Mas, as forças conservadoras tentam impedir outras mudanças e o movimento sindical deve se organizar para, com sua autonomia, ajudar na reconstrução do País. Daí a importância dos nossos conselhos”, afirma.
Segundo o secretário geral da entidade e coordenador do evento, Ailton Araújo, os debates serão desenvolvidos em plenárias. “Esse é o segundo maior espaço de decisões da CTB e aponta as pautas políticas que a Central vai defender. Nossa expectativa é de que entidades enviem os seus representantes eleitos, garantindo uma boa participação de todo o estado”, destaca.
Ailton lembra que, além de ajudar na construção dos rumos da CTB Estadual e da CTB Nacional, os delegados e delegadas elegerão a delegação baiana para participar do 4º Conselho Nacional da CTB, em novembro de 2023, na cidade de Belém do Pará.
PROGRAMAÇÃO:
> Dia 14 (quinta)
Tarde: Credenciamento e abertura política às 17h
> Dia 15 (sexta )
Manhã:
– 08h00: Início do credenciamento;
– 09h00: Abertura e aprovação do Regimento;
– 09h30: Davidson Magalhães (Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado da Bahia), com a palestra “Industrialização na Bahia e seus impactos para geração de emprego”;
– 09h50: Adilson Araújo (presidente da CTB Nacional), com a palestra “Desafios do Movimento Sindical”;
– 10h20: Plenária e debate;
– 12h30: Almoço.
Tarde:
– 14h00: Ronaldo Leite (secretário geral da CTB Nacional), com a palestra “Organização Sindical”;
– 14h30: Ana georgina (coordenadora técnica do DIEESE na Bahia), com a palestra “Negociações 2023 e perspectivas para 2024”;
– 16h00: Intervalo e café;
– 16h15: Plenária Final e aprovação das propostas;
– 17h00: Apresentação dos delegados e delegadas eleitos para o Conselho Nacional da CTB;
– 18h00: Encerramento.