CES realiza debate sobre a COVID19, nesta quinta-feira (04).

Nesta quinta-feira, 04 de junho, foi realizada na sala de reuniões virtual mais uma reunião do Conselho Estadual da Saúde (CES – Bahia). O objetivo desta reunião especificamente: covid19, testes rápido, controle da doença, valorização dos servidores público da saúde pelo Estado e ações de controle de doenças.

Estiveram presentes na reunião membros do Conselho Estadual, o Drº Roberto Badaró (Comitê Científico de Combate ao Coranovírus do Consórcio Nordeste) e a presidente do SindsaúdeBa, Ivanilda Brito.

Na ocasião, houve apresentação de resultados alcançados referentes às ações de Saúde por todo o Estado da Bahia, explicações sobre as pesquisas e estudos de combate Covid19, esclarecimentos sobre as dificuldades dos servidores públicos de realizar os testes rápidos e o retorno do debate sobre EPI´s.

A presidente do SindsaúdeBa, Ivanilda Brito, esteve presente na reunião e explicou a situação do Estado a respeito do Coronavírus (Covid-19) com os servidores públicos. A gestora esclareceu aos presentes que todos os protocolos para a prevenção e controle do vírus estão sendo realizados pelo profissionais, mas há muitas reclamações e insegurança. “Para evitar pânico da população o governo faz grande campanha, informamos que ele também precisa ajudar os servidores públicos é importante que cuide do seu time linha de frente, não podemos viver inseguros é prioridade realizar os testes entre os profissionais, pois, nós salvamos vidas por amor, não queremos ser o causadores, por isso, precisamos cuidar dos nossos para cuidar de todos”, explicou Ivanilda.

De acordo com Drº Roberto Badaró (Comitê Científico de Combate ao Coranovírus do Consórcio Nordeste) são muitos desafios. Durante o encontro virtual, o médico explicou que o grupo é formado por renomados cientistas, pesquisadores e físicos brasileiros, fez uma apresentação preliminar da metodologia que estão usando para ajudar os nove governadores da região a embasarem cientificamente as ações executadas para combater a pandemia gerada pelo novo coronavírus. O Drº Roberto Badaró, o Comitê, criado na tem papel fundamental na guerra contra o coronavírus.