ABRASCO realiza o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Salvador
O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro de 2022, com atividades realizadas com o pré-congresso nos dias 19 e 20 de novembro está sendo sucesso de público e nas propostas levantadas. O congresso na atual conjuntura ainda sendo desafiador, considerando os efeitos da pandemia da Covid-19, que provocou reviravoltas no mundo e na vida de toda a população, particularmente, no cotidiano dos serviços de saúde, nas universidades e no trabalho acadêmico, o congresso é o maior evento de 2022.
O Instituto de Saúde Coletiva/UFBA aceitou o desafio e assumiu sediar o trabalho da Comissão Organizadora Local. Composta por membros da Diretoria da ABRASCO, além de representantes dos mais diferentes setores da sociedade Baiana, incluindo as Secretarias do Estado de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, COSEMS, Conselho Estadual de Saúde, Universidades Federais e Estaduais da Bahia, e Fiocruz/BA. A Comissão Científica composta com membros da Diretoria, dos Grupos de Trabalho, Comitês e Fóruns da ABRASCO. Todos contribuindo para oferecer as melhores condições para a realização deste Congresso, com espírito de articulação, integração, defesa de direitos e da democracia, traduzidos no tema central: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.
O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva acontece ano extremamente importante para o futuro político do país, assim, os debates, tanto nos eventos preparatórios quanto nos diversos espaços do Congresso estimulem reflexões e propostas que vão ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja Federal ou Estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil.
Durante todos os dias a presidenta do SindsaudeBa, Ivanilda Brito, a vice presidente, Tereza Deiró, a diretora Maria Celeste, além de vários servidores públicos da saúde como: Ana Claudia (DIVAST), Adriana Rabelo (DIVAST), entre outros.
De acordo com a presidente Ivanilda evento neste nível é melhorar a vida de todos. “Aqui estamos debatendo novas políticas públicas para SUS, que vai impactar na vida de todos nós, inclusive na atuação dos colegas servidores públicos, que precisamos defender nossos direitos!”, pontuou.