Sessão especial em homenagem à Semana de Enfermagem discute impactos da reforma da Previdência e homenageia profissionais

Enfermeiras (os), Auxiliares e Técnicas (os) de Enfermagem participaram de sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores em homenagem à Semana de Enfermagem, promovido pela vereadora e diretora do Sindsaúde Aladilce Souza, na última sexta-feira (24/05).
A presidente do Sindsaúde-Ba Ivanilda Brito foi uma das homenageadas do evento que contou com uma bela apresentação de saudação do coral da entidade na abertura.
Com o tema “O Impacto da Reforma da Previdência sobre as/os trabalhadoras/es da Enfermagem, o evento debateu com os profissionais os principais riscos que a PEC 06/2019, trará para estes profissionais, que somam mais de 2 milhões no Brasil e 120 mil na Bahia, e que são fundamentais para o sistema de saúde, seja da rede pública, seja rede privada.
“Estamos aqui não só para render homenagens, mas também de analisar os impactos desta proposta. Eles estão falando em reforma, mas na verdade é a destruição da Previdência pública. É um projeto que introduz um sistema de capitalização individual que muda completamente a lógica de proteção social do Estado brasileiro. E nós da enfermagem, que somos maioria mulheres, e muitas chefes de família, seremos uma das maiores prejudicadas”, avaliou Aladilce.
Para Aladilce, que também é enfermeira, este é um momento especial, de confraternização, mas também de discussão e mobilização em torno das pautas da Enfermagem, da Previdência e do Sistema Único de Saúde. “O governo federal vem anunciando cortes e mudanças que afetarão o SUS e os trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, a atividade que faremos terá como objetivo informar e mobilizar a categoria”, pontuou.
As mudanças propostas pelo governo federal representam o fim do direito à aposentadoria especial por profissionais da Saúde e dificuldades para alcançar a aposentadoria integral.
A sessão especial também contou com homenagem à profissionais da Enfermagem que são referências na profissão, no campo do ensino, na área hospitalar e na atenção básica, com postura ética e comprometidos com os serviços de saúde e com a luta da dignidade humana.

Os homenageados foram:

*Débora Santos de Santana – Diretora Hospital Geral Roberto Santos