Plenária Nacional das Rádios Comunitárias “Nós temos voz e queremos falar”, disse Ivanilda Brito

Nos dias 21, 22 e 23 de março, em Brasília, acontece a Plenária Nacional das Rádios Comunitárias. O evento, que reunirá comunicadores do país inteiro, ocorre no auditório do Sindicato dos Professores no Distrito Federal. O objetivo central do encontro é discutir o futuro dessas emissoras, especialmente, sob a perspectiva da nova gestão federal.

Segundo a presidente do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, as rádios comunitárias são a forma do trabalhador fora dos grandes centros. “Vamos mobilizar as rádios comunitárias para mostrar o quanto estamos precisamos de concursos públicos, Piso Nacional da Enfermagem, nossa insalubridade, segurança, nossa URV que virou uma série de terror, entre outros pontos. Por isso, estamos conversando com rádios por sabermos que no interior são elas os meios de comunicação da maioria das cidades e vamos juntos fortalecer a comunicação sindical e dar voz aos colegas servidores públicos da saúde”, desabafou a presidente Ivanilda.

Entre as pautas que estão sendo debatidas está a alteração do Decreto 2.615/1998, que normatizou a atuação das rádios comunitárias. De acordo com o presidente, a legislação se sobrepõe, inclusive, à lei 9.612/1998. “Este texto nos prejudica muito. Praticamente, nos impede de fazer rádio comunitária. Enquanto ele estiver vigente da forma que esta, seguiremos sendo penalizados”, o presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias — Abraço Brasil, Geremias dos Santos. Estão dialogando com os representantes do governo federal — Ministério das Comunicações e da Secretaria de Comunicação.

Postar um Comentário