Plenária do Planserv com Sindicatos de Servidores Públicos do Estado da Bahia

Plenária do Planserv com Sindicatos de Servidores Públicos do Estado da Bahia

Na última quinta-feira, 30 de Junho, às 15h o Planserv convocou os sindicatos dos servidores público do estado da Bahia, contando também com a participação de conselheiros do CONSERV . O encontro presencial teve como objetivo esclarecer informações e boatos que tem circulado nas mídias e redes sociais nas últimas semanas sobre o descredenciamento de unidades e redução do número de médicos no serviço.

Na ocasião, a coordenadora-geral do Planserv, Maria do Socorro Brito, desmentiu as especulações e informou não há movimento de descredenciamento de unidades ou diminuição do número de médicos no Planserv. Apontou também que é falsa a informação que o Hospital Santa Isabel seria descredenciado e alegou que o credenciamento de novas unidades no estado não tem avançado por conta de pendências na documentação dessas unidades. Só em Salvador o Planserv tem 13 hospitais credenciados e as clínicas com profissionais especializados.

A reivindicação de reajuste nos procedimentos e consulta, implica em mexer com nossos salários e isto é inviável. Tal possibilidade foi rebatida pelos sindicatos, principalmente ao considerarmos o pequeno reajuste cedido pelo governo, de apenas 4%, depois de sete anos sem aumento. O reajuste sequer repôs as perdas salariais neste período, principalmente se avaliarmos a situação dos aposentados, que não tem paridade e não tiveram equiparação. É preciso observar também a situação de servidores e aposentados que se encontram em um limbo financeiro, com salários e aposentadorias substancialmente comprometidas por empréstimos e outras consignações para tentar garantir o próprio sustento.

Durante o encontro, sindicatos de servidores públicos da saúde, educação, segurança pública e de outras áreas apontaram também a precariedade dos serviços prestados pelo Planserv no interior, onde o funcionamento tem sido aquém da necessidade de servidores e aposentados, com constante indisponibilidade para consultas e realização de outros procedimentos.

Foi proposta pelos sindicatos a realização de uma atividade online do Planserv, destinada aos servidores e aposentados, abrindo um diálogo direto com os beneficiários do serviço, para que possam esclarecer dúvidas e saber diretamente da coordenadora do Planserv sobre o que são boatos e verdades sobre as últimas notícias divulgadas sobre o serviço. Os sindicatos seguem acompanhando atentamente a situação, e atuando em defesa da garantia do melhor serviço aos servidores beneficiários da capital e interior.

Postar um Comentário