[Observatório] Nutrição adequada antes e depois dos plantões.

[Observatório] Nutrição adequada antes e depois dos plantões.

Quando pensamos em reforçar a imunidade, imediatamente vem à mente a necessidade de turbinar a alimentação. Mas essa associação é correta? Para nos explicar melhor entrevista exclusiva com a nutricionista Cássia Gonçalves. Boa leitura!

#ServidoresPúblicosdaBahia

#SUS

#SindsaudeBa

 

Site: Qual é a importância da boa alimentação para a manutenção da saúde com tanto estresse e plantões em época de Pandemia?

 Cássia: Hábitos alimentares saudáveis garantem melhor qualidade de vida em todos os parâmetros de vida. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes (vitaminas e minerais) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução de risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, diminuindo assim a propagação de infecções e outras doenças. Além disso, podem modular estresse e ansiedade, sintomas comuns em tempos de pandemia.

Site: Quais alimentos contribuem para a manutenção e a criação da imunidade antes, durante e após um plantão?

 Cássia: Para uma boa saúde pré, durante e pós plantão, é necessário uma diversidade alimentar diária. Não existe supostos “superalimentos” isolados, mas existe a combinação de alimentos que irão auxiliar na imunidade.

– Criar o hábito de fazer pelo menos as 3 principais refeições diárias, que são o café da manhã, almoço e jantar, se caso puder, comer de 3 em 3 horas;

– Aumentar o consumo de frutas e verduras de uma forma geral, de 3 a 4 porções diárias. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, como o zinco, selênio, ferro e vitamina C, importantes para a saúde imunológica e intestinal, que são: Frutas cítricas, principalmente o limão, o caju, morango, vegetais verdes escuros, peixes, oleaginosas e frutas oleosas, como o abacate e o coco seco;  – Preferir frutas sazonais (frutas do mês), a quantidade de vitaminas e minerais são maiores; – Os shot’s também são bastante utilizados, pois combinam a junção de alimentos funcionais que auxiliam na estimulação de genes antiinflamatórios e antioxidantes. O uso da cúrcuma, própolis verde e limão são bastante utilizados e tem efeitos positivos na imunomodulação; – A água também é uma ótima aliada à saúde, pois hidrata as células, transporta nutrientes e oxigênio para os órgãos através do sangue;

Site:Quais alimentos podem ajudar a trazer energia durante os plantões tensos que os servidores da saúde estão passando?

Cássia: Primeiramente, o ideal será evitar os alimentos industrializados, frituras e açucarados, opções que prejudicam a disposição e aumentam o estresse, desencadeando vários sintomas negativos. Por outro lado, é necessário optar por bons alimentos que ajudam a aumentar a energia e disposição. Uma refeição completa contendo carboidrato bom, proteína boa e gordura boa, é indispensável. As frutas, legumes e oleaginosas são ótimas opções, pois são leves, práticas, ricas em vitaminas, minerais, fibras, que auxiliam no bom desempenho durante o plantão.

Site: Estamos vivendo no mundo dos enlatados, como podemos não aderir e quais podemos consumir sem prejudicar nosso desempenho mental?

Cássia: Os alimentos enlatados possuem componentes que podem afetar diretamente o desempenho mental e físico. São cheios de acidulantes, conservantes, aromatizantes e metais tóxicos, que se acumulam no intestino, afetando a imunidade. No entanto, o ideal é optar sempre pelos alimentos frescos que vendem no mercado ou feira. Você pode congelar estes alimentos para facilitar seu dia a dia, garantindo mais qualidade alimentar. Existe algo mais prático que uma fruta ou legume?

Site:Atualmente, a nutrição prefere alimentos in natura, e buscam de estimular a refeição feita em casa, quais benefícios?

Cássia: Além de possuírem compostos necessários para a saúde, os benefícios são inúmeros, incluindo a segurança alimentar, onde a higiene será maior, se higienizados da maneira adequada, livres de toxinas e patógenos que podem levar à infecção de origem alimentar. Falando de COVID-19, o vírus também pode ser transmitido através dos alimentos, sendo necessário saber a procedência, como foram preparados e higienizados.

Site: Vamos à dica: qual fruta é a mais importante nesta crise de saúde pública?

Cássia: As frutas sazonais, as famosas frutas do mês, são mais saudáveis e de mais fácil aquisição. Devido à produção ser de forma mais natural, os preços diminuem.

Site: Nutrição – como pode combater o estresse?

Cássia: Pensem em nosso corpo como um carro, esse carro necessita de um bom combustível para funcionar, imaginem se colocarmos álcool em carro que só funciona a diesel? Nosso corpo funciona da mesma maneira, cada nutriente tem sua função e todos se completam. Para combater o estresse, a nutrição deve ser completa, incluindo corpo e mente. Hábitos saudáveis devem e auxiliam no bom sono, bom desempenho, saúde mental, bom funcionamento intestinal, que juntos combatem e evitam o estresse.

 

Site: Café? – bom ou ruim, por quê?

Cássia: O café pode ser bom para uns e ruim para outros, isso vai depender da saúde de cada indivíduo, se há contra-indicações, além da tolerância da cafeína em cada indivíduo. Mas vale a dica, nada ao extremo é benéfico, se utilizado de forma correta e equilibrada, nada irá prejudicar a saúde, equilíbrio é tudo!

Site:Deixe uma mensagem para todos os servidores públicos da saúde que estão atuando na Pandemia?

Cássia: Minha eterna gratidão e admiração por esses profissionais de alma. Iremos superar esse momento difícil e complicado. Aos demais, fiquem em casa.

 

Contato para toda a Bahia!

Cássia Gonçalves

Nutricionista Biofuncional e Ortomolecular
CRN-5 nº 11730
Contato: (75) 9 9868-1467

Postar um Comentário