Nota de Repúdio ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa

Nota de Repúdio ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia – Sindsaúde Bahia vem a público repudiar com veemência a fala do ministro da Casa Civil do Governo Federal, o Sr. Rui Costa, ex-Governador da Bahia e ex-Sindicalista.

Em recente entrevista à Rádio Metrópole, em Salvador, o chefe da casa Civil disse que o funcionalismo público tende a ter “inércia grande” e precisa de uma “fungada no cangote” para ser mais eficiente.

Rui Costa afirmou também que “quem é prefeito, governador, presidente da República tem que pisar no calcanhar, fungar no cangote para as coisas andarem”.

Pois bem, “fungar no cangote” no contexto da entrevista foi uma expressão usada para configurar uma situação em que alguém, geralmente um perseguidor, está muito próximo do perseguido. Vale lembrar que durante a grave crise de saúde que o Estado da Bahia esteve e o Brasil, durante a pandemia, os servidores públicos da saúde foram chamados de anjos e super-heróis pelo então ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, na época, é importante lembrar que o governo do estado prejudicou os servidores da saúde com a Lei Complementar 173/2020.

Além das falas descabidas, a fala de Rui Costa demonstra publicamente o seu descompromisso para com o serviço público nacional e em especial da Bahia. Foram 8 anos de maus tratos aos servidores públicos da saúde e que se somam a mais 1 ano e 3 meses do atual governador Jerônimo Rodrigues, que não valoriza os servidores públicos mesmo sendo servidor.

De acordo com o Dieese, o ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa deixou uma defasagem salarial de 54,09% no poder de compra dos servidores públicos do Estado, onde adotou uma política de desvalorização dos profissionais da saúde, desrespeitando a data-base dos servidores (art.258 Lei 6677/94), desrespeitando a própria Constituição Federal que no seu Art.37, X, não realiza concurso público para saúde, preferindo contratações precárias via “REDA”, alimentando as práticas escravistas do escambo trabalhista (trabalho versus votos).

O ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa em 2020, prejudicou diretamente a família dos servidores públicos com a oneração do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores (Planserv), com mais um aumento de contribuição imposto ao funcionalismo público. Em 2018, a partir da Lei 14.032/18, o governador Rui Costa cortou 50% dos repasses do estado ao Planserv. Na prática, significou uma redução de investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões e a intensificação do desmonte da saúde pública, que em 2024, vive um descaso sem solução prejudicando a sua qualidade.

O Sindsaúde Bahia repudia a fala de Rui Costa, e mais ainda suas atitudes ao desmoralizar e desqualificar o serviço público brasileiro. O ex-sindicalista, ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa demonstra publicamente não gostar da categoria, deixando claro ser um inimigo dos servidores públicos.

Servidores Públicos do Estado da Bahia merecem respeito. Faça o seu trabalho, honre seu cargo.

Postar um Comentário