
Luta da Enfermagem ganha força na reunião do Fórum Nacional em Brasília com participação do Sindsaúde Bahia
Nesta terça-feira (11/03) aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), em Brasília, o Fórum Nacional de Enfermagem. O Sindsaúde Bahia esteve presente com a diretora Dart Clair Cerqueira participou do encontro, que teve como principal pauta a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024, que propõe a vinculação do Piso Salarial da Enfermagem à jornada de 30 horas semanais, com reajuste anual, garantindo melhores condições de trabalho para a categoria.
Durante a reunião, os representantes do Fórum deixaram claro a necessidade urgente da aprovação da PEC, é uma questão de dignidade e qualidade de vida para os profissionais da Enfermagem. Que enfrentam jornadas cansativas, o que resulta em altos índices de problemas de saúde mental devido à sobrecarga de trabalho, que acabam afetando o atendimento à população.
“A jornada de 30 horas é uma luta histórica e essencial para que os profissionais possam exercer seu trabalho com mais segurança e qualidade, com garantia de um bom salário. O Sindsaúde Bahia está comprometido em seguir firme nesta mobilização, cobrando dos parlamentares um compromisso real com a categoria.”, disse a diretora Dart Clair.
Como parte da estratégia de mobilização, nestas quarta e quinta-feira, o Fórum Nacional de Enfermagem vai estar realizando panfletagem na Câmara dos Deputados e no Senado, além de conversar com líderes dos partidos no Senado. O objetivo é ampliar a conscientização e pressionar os parlamentares para que a PEC 19 seja pautada e aprovada com urgência.
O Fórum Nacional de Enfermagem reúne diversas entidades representativas da categoria, entre elas o Sindsaúde Bahia, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).