
Governador da Bahia se reúne com centrais sindicais para discutir demandas dos trabalhadores e abrir canal de diálogo
Na última terça-feira, 28 de março, centrais sindicais baianas estiveram reunidas com o governador Jerônimo Rodrigues, para discutir pautas de interesse dos servidores públicos estaduais. Na ocasião, ficou definida a criação da mesa de diálogo para tratar de temas relativos aos trabalhadores.
O encontro também foi marcado também com a definição da participação das centrais sindicais nas discussões do Plano Plurianual – PPA, bem como a inclusão das demandas dos trabalhadores no orçamento estadual. Além disso, as entidades convidaram o governo estadual para participar das celebrações do 1º de Maio em Salvador e em diversos municípios do interior.
“Foi uma reunião produtiva, o governador enfatizou a sua intenção em acolher a classe trabalhadora nos debates de construção das políticas públicas do estado. Além disso ele destacou que em seu governo haverá uma valorização dos serviços públicos e consequentemente dos servidores públicos. Fizemos questão de pontuar que a reivindicação dos trabalhadores públicos é que esse governo seja flexível, que os sindicatos sejam convocados a participar de um canal permanente de diálogo”, destacou Ailton Araújo, secretário geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB Bahia).
Para a presidente do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, os sindicatos representantes dos servidores públicos da Bahia também devem estar presentes para explicar e pontuar as pautas das categorias. “Temos pautas em comum, como concursos públicos, reajuste salarial, o ticket alimentação e o Planserv; mas além disso, existem pautas específicas das categorias e, como o governador é servidor público, acreditamos que esteja sensível e que possamos ampliar esse diálogo”, pontuou Ivanilda, que acrescentou “precisamos melhorar o diálogo, não podemos repetir os erros do passado!”.
A reunião, ocorrida no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contou com a presença, além de Ailton Araújo (CTB Bahia), da presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT Bahia), Maria Madalena Firmo; do presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Marcelo Carvalho; do presidente da Força Sindical, Emerson Gomes; do representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Nelson Pereira. Representando o Governo da Bahia, participaram os secretários de Relações Institucionais, Luiz Carlos Caetano; do Trabalho, Emprego Renda e Esporte, Davidson Magalhães; e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.