
“Dialogar e defender os direitos de todos os trabalhadores em saúde no municípios de Feira e região na busca por um SUS melhor e termos profissionais valorizados, com salários dignos e todos os seus direitos, por isso, é importante todos nós unirmos força”, pontuou Dart Clair.
Os servidores públicos da saúde municipal têm o papel de implementar políticas públicas de saúde, garantindo o acesso à saúde da população. Com funções específicas que garantem a funcionalidade da saúde na cidade, como: promover, proteger e recuperar a saúde da população; garantir atenção qualificada e contínua à população; articular, negociar, acompanhar, avaliar e auditar os serviços e equipes de saúde; desenvolver o processo de planejamento, programação e avaliação da saúde local; recomendar a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde; definir estratégias e mecanismos de coordenação do SUS; traçar diretrizes para elaboração de planos de saúde; examinar e encaminhar propostas, denúncias e queixas e outras funções que garantem qualidade do atendimento à saúde na cidade.
A gestão da saúde municipal deve aplicar recursos próprios e os repassados pela União e pelo estado. O município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde. Além de garantir a melhor qualidade no ambiente de trabalho, garantir um salário digno e defender seus profissionais de saúde a terem mais direitos.
Nessa balança, entra o Sindicato, que representar os trabalhadores, defender os seus direitos e lutar por melhores condições de trabalho. No Seminário do Sindsaúde Bahia para os servidores públicos em Saúde do município de Feira de Santana, a representante, Maria Leonor, (representando a presidente Ivanilda Brito), pontuou, “o sindicato é todos nós, somente unindo forças podemos defender e lutar, pois, a história prova que união faz a diferença e precisamos acabar com as diferenças e forçar nos nossos objetivos, lembrando que nada é fácil e cai do céu, ou será por meio de uma mesa e de um diálogo”, pontuou.
O Secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr Rodrigo Matos, pontuou as dificuldades, mas mostrou-se aberto ao diálogo e buscar meios para resolver os problemas “nada melhor que a democracia, dialogar é nossa base do governo, respeitamos a todos, hoje, temos um espaço de diálogo permanente com o sindicato, por isso, a gestão atual quer ser transparente para colocar o que é possível e nesses 90 dias de diálogo. Nós estamos do mesmo lado, o SUS qualificado”, pontuou o secretário DR Rodrigo.
A diretora Dart Clair agradeceu a presença de todos e pontuou a luta incansável. “Essa turma presente está de parabéns, não desistimos mesmo quando parecíamos derrotados, mas é isso, como já pontuei em diversos eventos, somente unindo forças podemos subir os degraus que tanto galgamos e evoluir. Semana passada, estava em Brasília lutando pela PEC19, Piso da Enfermagem, novos concursos públicos com salários dignos para nossas áreas da saúde. Aqui hoje, esse seminário é um pouco do que faremos esse ano em Feira de Santana e região e conto com apoio e divulgação de todos, por isso, vamos nos informar do nosso papel, direitos e deveres para lutar pelos nossos direitos respaldados”, pontuou Dart Clair.
Estiveram presente o advogado do sindicato, Jean Oliveira, a Enfermeira Mariana Costa (representando os servidores Públicos), a enfermeira Polllyana Portela (ABEN), Rosimeire Cardoso (Coren-Ba), além do diretor Leandro Lino e Cristiane Daltro – Assessora Técnica em Saúde do Trabalhador, Projeto Assédio Moral e Sexual SindSaúde Bahia.