Começa hoje (18/03) o Curso Nacional de Formação da CTB
Entre os dias 18 e 21 de março, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza o Curso Nacional de Formação em Salvador, Bahia. A programação inclui o Curso Nacional de Formação, a 7ª Reunião da Direção Nacional da CTB e o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano”. O objetivo é debater e direcionar as pautas de lutas das categorias e alinhar ações entre a central e sindicatos.
Devido à alta demanda pelo Curso Nacional de Formação, a organização ajustou as atividades para duas turmas, com até 100 participantes cada. A Turma A ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado na Av. Sete de Setembro, 1001, Bairro Mercês, Salvador-BA, enquanto a Turma B será realizada no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia – SINPOJUD, na Rua Marujos do Brasil, 42, Nazaré, Salvador-BA.
Os inscritos foram distribuídos por Estado nas seguintes turmas:
TURMA A: AM, AP, MG, PR, RJ, RO, RS, SC, SP
TURMA B: BA, CE, MA, MT, PA, PB, PI, RN.
A 7ª Reunião da Direção Nacional da CTB ocorrerá nos dias 20/03/2024, das 14h às 19h, e 21/03/2024, das 09h às 13h, na sede do Sindicato dos Comerciários de Salvador, localizado na Rua Francisco Ferraro, 53 – Nazaré, Salvador. No dia 21/03, acontece o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano” que será realizado no das 14h30min às 18h30min, na quadra do Sindicato dos Bancários da Bahia, situado na Ladeira dos Aflitos, 60 – Centro, Salvador – BA.
Com uma programação variada e temas de grande importância, como: Introdução ao Mundo do Trabalho e História dos Sindicatos; Introdução ao mundo do trabalho; Evolução histórica das relações de trabalho: do escravismo ao capitalismo; Conceitos fundamentais: trabalho, mais-valia e luta de classes; História dos Sindicatos (Origens dos sindicatos e movimentos trabalhistas; História do Sindicalismo no Brasil-Concepções Sindicais); Reforma Trabalhista e Dissídio Coletivo de Trabalho, Alterações na Legislação Trabalhista (Contexto histórico e justificativas para a reforma trabalhista de 2017, Mudanças na legislação: terceirização, trabalho intermitente, informalidade e precarização.
Impactos da Lei 467/2017 nas relações de trabalho, sindicalismo e negociação coletiva); Dissídio Coletivo de Trabalho (Conceito, natureza jurídica e princípios aplicáveis aos dissídios coletivos, Procedimentos para instauração, negociação e solução de dissídios coletivos; Casos práticos, jurisprudência e desafios na negociação coletiva frente às transformações no mundo do trabalho, Exigência do comum acordo para instauração de dissídio); Reindustrialização e Inovação tecnológica, Industrialização e desindustrialização no Brasil (Evolução histórica da industrialização brasileira: desenvolvimento, expansão e desafios; Contexto, causas e consequências do processo de desindustrialização e seus impactos no mercado de trabalho, Desafios para o NPND, inovação e desenvolvimento sustentável); A Guerra dos Chips, História da evolução tecnológica, Capitalismo de plataformas; A disputa por um mundo multipolar e as organizações multilaterais; Emancipação as Mulheres; A teoria marxista como instrumento de luta dos trabalhadores e outros temas pertinentes.
Na turma B, os dirigentes do Sindsaúde Bahia participam do carrossel do conhecimento durante esta semana. Estão presentes: a presidente Ivanilda Brito, diretores: Maria Celeste do Rosário, Maria Leonor Sales, Joana Evangelista, Maria Conceição Mesquita, Leandro Lino, Maria Solemar, Dart Clair (Feira de Santana), Lívia Regina Abade (Irecê), Joana Evangelista, Elza Caroline (Jequié).