Começa hoje (18/03) o Curso Nacional de Formação da CTB

Começa hoje (18/03) o Curso Nacional de Formação da CTB

Entre os dias 18 e 21 de março, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza o Curso Nacional de Formação em Salvador, Bahia. A programação inclui o Curso Nacional de Formação, a 7ª Reunião da Direção Nacional da CTB e o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano”. O objetivo é debater e direcionar as pautas de lutas das categorias e alinhar ações entre a central e sindicatos.

Devido à alta demanda pelo Curso Nacional de Formação, a organização ajustou as atividades para duas turmas, com até 100 participantes cada. A Turma A ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado na Av. Sete de Setembro, 1001, Bairro Mercês, Salvador-BA, enquanto a Turma B será realizada no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia – SINPOJUD, na Rua Marujos do Brasil, 42, Nazaré, Salvador-BA.

Os inscritos foram distribuídos por Estado nas seguintes turmas:
TURMA A: AM, AP, MG, PR, RJ, RO, RS, SC, SP
TURMA B: BA, CE, MA, MT, PA, PB, PI, RN.

A 7ª Reunião da Direção Nacional da CTB ocorrerá nos dias 20/03/2024, das 14h às 19h, e 21/03/2024, das 09h às 13h, na sede do Sindicato dos Comerciários de Salvador, localizado na Rua Francisco Ferraro, 53 – Nazaré, Salvador. No dia 21/03, acontece o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano” que será realizado no das 14h30min às 18h30min, na quadra do Sindicato dos Bancários da Bahia, situado na Ladeira dos Aflitos, 60 – Centro, Salvador – BA.

Com uma programação variada e temas de grande importância, como: Introdução ao Mundo do Trabalho e História dos Sindicatos; Introdução ao mundo do trabalho; Evolução histórica das relações de trabalho: do escravismo ao capitalismo; Conceitos fundamentais: trabalho, mais-valia e luta de classes; História dos Sindicatos (Origens dos sindicatos e movimentos trabalhistas; História do Sindicalismo no Brasil-Concepções Sindicais); Reforma Trabalhista e Dissídio Coletivo de Trabalho, Alterações na Legislação Trabalhista (Contexto histórico e justificativas para a reforma trabalhista de 2017, Mudanças na legislação: terceirização, trabalho intermitente, informalidade e precarização.

Impactos da Lei 467/2017 nas relações de trabalho, sindicalismo e negociação coletiva); Dissídio Coletivo de Trabalho (Conceito, natureza jurídica e princípios aplicáveis aos dissídios coletivos, Procedimentos para instauração, negociação e solução de dissídios coletivos; Casos práticos, jurisprudência e desafios na negociação coletiva frente às transformações no mundo do trabalho, Exigência do comum acordo para instauração de dissídio); Reindustrialização e Inovação tecnológica, Industrialização e desindustrialização no Brasil (Evolução histórica da industrialização brasileira: desenvolvimento, expansão e desafios; Contexto, causas e consequências do processo de desindustrialização e seus impactos no mercado de trabalho, Desafios para o NPND, inovação e desenvolvimento sustentável); A Guerra dos Chips, História da evolução tecnológica, Capitalismo de plataformas; A disputa por um mundo multipolar e as organizações multilaterais; Emancipação as Mulheres; A teoria marxista como instrumento de luta dos trabalhadores e outros temas pertinentes.

Na turma B, os dirigentes do Sindsaúde Bahia participam do carrossel do conhecimento durante esta semana. Estão presentes: a presidente Ivanilda Brito, diretores: Maria Celeste do Rosário, Maria Leonor Sales, Joana Evangelista, Maria Conceição Mesquita, Leandro Lino, Maria Solemar, Dart Clair (Feira de Santana), Lívia Regina Abade (Irecê), Joana Evangelista, Elza Caroline (Jequié).

Postar um Comentário