Assédio no trabalho e suas consequências para vítimas e assediadores
O assédio no ambiente de trabalho traz graves consequências tanto para as vítimas quanto para os assediadores. Afeta não só a pessoa, mas também a unidade em que trabalham. Para os assediadores, as consequências podem ir desde mudanças no contrato de trabalho, como transferência de setor ou uma jornada diferente, até a demissão por justa causa. Podem também, ser alvo de processos penais e civis, sendo responsabilizados pela Procuradoria Geral do Estado ou em ações civis públicas propostas pelo Ministério Público do Trabalho.
As vítimas de assédio passam por uma série de dificuldades emocionais e físicas, como perda de interesse pelo trabalho, com o surgimento de doenças ou agravamento de condições daquelas já que existiam. O impacto também é sentido no local de trabalho com queda na produtividade, aumento da rotatividade de trabalhadores e maior número de ações judiciais buscando reparação pelos danos sofridos.
Atento a casos deste tipo, o Sindsaúde Bahia, por meio de suas diretorias de Saúde do Trabalhador, Comunicação e Formação e Relações Intersindicais lançou uma pesquisa para mapear casos de assédio nas unidades de saúde da Bahia. O acesso ao questionário está disponível nas redes sociais, no site do sindicato e via WhatsApp, para garantir que todos possam identificar e denunciar práticas abusivas.
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO QUESTIONÁRIO DA PESQUISA