Assédio Horizontal também existe: Um problema silencioso no ambiente de trabalho
Quando se fala em assédio no ambiente de trabalho, logo pensamos: um superior hierárquico abusando de seu poder contra um subordinado, mas o assédio também é horizontal e acontece entre colegas que ocupam o mesmo nível hierárquico. Uma realidade que também afeta a saúde mental e emocional dos trabalhadores(as), especialmente no setor da saúde.
O assédio horizontal ocorre quando um servidor (a) subjuga, ridiculariza ou desqualifica seu colega, através de atitudes que intimidam e desrespeitam. Esse tipo de comportamento cria um ambiente tóxico, reduz a produtividade, aumenta o estresse e compromete o bem estar. Os servidores da saúde, que já lidam diariamente com condições de trabalho desafiadoras, sofrem um impacto bem maior com esse tipo de assédio.
Diferente do assédio vertical, no assédio horizontal o desequilíbrio se dá de maneira mais sutil, o que o torna mais difícil de ser identificado. Muitas vezes, as vítimas não percebem que estão sendo assediadas por um colega, ou têm dificuldade em denunciar, com medo de represálias ou de criar inimizades no ambiente de trabalho.
Com o objetivo de combater todas as formas de assédio no ambiente de trabalho, incluindo o horizontal, o Sindsaúde Bahia, através das diretorias de Saúde do Trabalhador, Comunicação e Formação e Relações Intersindicais, reafirma seu compromisso em informar, orientar e proteger os trabalhadores(as) da saúde em todo o estado.
O ambiente de trabalho deve ser um espaço de respeito e cooperação mútua. Por isso, é essencial que todos saibam como identificar situações de assédio e tenham a segurança para denunciar abusos. Pensando nisso, o Sindsaúde está mapeando os casos de assédio nas unidades de saúde da Bahia. Uma pesquisa, que será lançada na sexta-feira, 13 de setembro, vai permitir aos trabalhadores(as) compartilhar suas experiências de forma confidencial.
A pesquisa estará disponível nas redes sociais do sindicato, no site oficial e também pelo WhatsApp (71-3011-4252), garantindo acessibilidade e anonimato para todos(as). O Sindsaúde espera, com essa iniciativa, promover um ambiente mais saudável e respeitoso para todos os servidores da saúde, contribuindo para o bem-estar de quem está na linha de frente do cuidado à população.
O assédio horizontal é uma realidade que não pode ser ignorada, e combatê-lo é fundamental para garantir um ambiente de trabalho digno e respeitoso.