AÇÃO SOCIAL MARCA O ENCERRAMENTO DO MARÇO MULHER

AÇÃO SOCIAL MARCA O ENCERRAMENTO DO MARÇO MULHER

O sindsaúde-BA em parceria com o Sintest-BA, Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM/BA), SESU UEFS, D.A. DE MEDICINA, LAGOB UEFS e CTB-BA, encerrou a programação do Março Mulher nesta quarta- feira (27), com oferta de atividades múltiplas e gratuitas para todas as mulheres da Uefs. A ação foi realizada na Feira de Saberes e Sabores.

As mulheres presentes foram recepcionadas com café da manhã da agricultura familiar e economia solidária, produtos comercializados na Feira. Em seguida, ocorreu um Bate-Papo com uma temática de muita importância, “Comunicação Assertiva no acolhimento a mulheres vítimas de Violência” com a Pedagoga e Psicopedagoga Kelly Dourado.

Durante a conversa, a psicóloga explica que é preciso colocar a Sororidade em prática. “É necessário acolhermos umas às outras de verdade, muitas vezes falamos de acolhimento na teoria, mas na prática muitas vezes damos preferências para outro gênero, e não nos apoiamos. O fato de sermos mulheres diferentes não nos torna rivais nem concorrentes, precisamos dar as mãos verdadeiramente, pois sentimos as mesmas dores como mães, como empreendedoras e se nós não nos apoiarmos não teremos o avanço nem a prosperidade que tanto buscamos”.

A Unidade Móvel da SPMBA esteve presente na UEFS com a psicóloga Paula Mendes, prestando atendimento e orientando as mulheres vítimas de violência. “Estamos aqui com uma ação de enfrentamento a violência contra a mulher. É importante que as mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência saibam que aqui em Feira de Santana tem uma rede de apoio, tem o Cram, a Deam, tem a nossa secretaria e atuamos em todo estado. É importante as mulheres saberem que elas não estão sozinhas, e se estão sofrendo algum tipo de violência física, moral, sexual, psicológica, patrimonial, estamos aqui para ajudá-las. Denuncie qualquer forma de violência, disque 180”.

Serviços como Massoterapia, teste de glicemia e aferição de pressão foram ofertados na feira. No local também foi instalado um Varal Solidário com peças disponíveis para doação, fortalecendo a dignidade da mulher.


“Hoje estamos fazendo mais uma ação da programação do Março Mulher. No dia 8 fizemos uma ação junto a parte da administração da Uefs, no dia 24 participamos com a Deam da 2a Caminhada em Combate à Violência contra a Mulher, onde participamos de todo o processo de organização e hoje encerramos com a Feira de Saberes e Sabores que são mulheres trabalhadoras que a gente apoia”, disse Daiana Alcantara Diretora Geral do Sintest-BA.

Para a diretora do interior, Dart Clair, ação de conscientização, “estamos lutando por direitos historicamente negados, além disso, temos que não só em Março falar dos problemas que nós mulheres enfrentamos. Essa ação conjunta mostra como é importante e necessário. Que tenhamos mais feiras e eventos orientando todos e todas”, pontuou.

A presidente Ivanilda Brito, chama a todos para unir forças. “Somos mulheres, mães e avós! – com o passar dos anos tivermos diretos conquistados, mas ainda são muito poucos. Por isso, são ações conjuntas que vai fortalecendo a luta e a defesa dos nossos direitos”, esclareceu.

Postar um Comentário