Atos por todo o estado mostram a força da Enfermagem pela Bahia

Atos por todo o estado mostram a força da Enfermagem pela Bahia

Trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem realizaram protestos em diversas cidades do país ontem, 14 de fevereiro. O dia de luta começou às 7h, com ato virtual pelo #PisoSalarialdaEnfermagem e #PisoSalarialJá em destaque no Twitter. Pelas cidades, as concentrações eram em pontos importantes e já tradicionais de grandes mobilizações.

Em Salvador, várias faixas e bandeiras pedindo “Paguem o Piso” e “Respeito à Enfermagem” iam se somando aos gritos de enfermeiros e enfermeiras à frente do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi). Aos poucos uma multidão se formou e a mobilização ganhou corpo de ato e ganhou as ruas, mostrando a força da enfermagem na capital baiana.

Os cartazes e faixas empunhados pelos trabalhadores se juntavam à faixa do Sindsaúde Bahia, que representa bem a luta pelo direito ao Piso Nacional da Enfermagem “Não queremos aplausos, queremos nossos direitos. Paguem o Piso Nacional da Enfermagem”.

Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde Bahia, reafirmou a luta pelo Piso Nacional da Enfermagem. “Não podemos nos acovardar, essa luta tem 30 anos, entra governo e sai governo e não conseguimos aplicar o Piso Nacional da Enfermagem. Agora temos que continuar a unir forças, aposentados, ativos e a sociedade, pois, a luta é da família, não só do pai e da mãe que são da área da saúde”, pontuou, emocionada, a presidente Ivanilda Brito.

No período da manhã, na cidade de Feira de Santana, a manifestação se concentrou em frente à Prefeitura Municipal e seguiu em caminhada até o Hospital EMEC (particular). Durante os percursos, gritos de apoio da população foram registrados. “Essa luta não é do profissional. É da família toda, pois, cuidamos dos pacientes e da nossa família, muito das vezes exaustos”, comentou Dart Clair, diretora do SindsaúdeBa (Comunicação).

Na região de Ubaitaba e Itabuna, os profissionais saíram pelas ruas principais e pararam no centro comercial pedindo apoio à população e aos vereadores, para que votem o Piso Nacional da Enfermagem na cidade. “Essa luta é antiga, mas precisamos unir forças e chamar a sociedade para nos apoiar. A saúde é importante não só para política, mas para toda a sociedade!”, comentou a diretora Sandra Ribeiro (Ubaitaba).

Nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista a manifestação mobilizou quase todos na cidade. “Estamos felizes ao ver um grupo considerável de trabalhadores da enfermagem, isso prova o quanto estamos amadurecendo na luta coletiva, saindo do Whatsapp, e somente assim, nas ruas, unindo todos, que vamos chamar atenção dos governos nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal). Eles precisam valorizar a enfermagem”, pontuou o diretor Fabricio Santana (Vitória da Conquista).

“No Brasil, a morte dos profissionais de enfermagem, devido a Covid-19, foi muito alta porque eles estão muito expostos. Eles fazem o cuidado dos pacientes, é um contato mais intenso e duradouro. O SindsaúdeBa luta por melhores condições de trabalho para técnicos, administrativos, enfermeiros e enfermeiras, começando pelo respeito ao servidor público, realização novos concursos públicos para saúde e reajuste salarial, que tem sido muito precarizado com o processo de desmonte do SUS e de mercantilização da saúde; e quando vamos para esfera da terceirização, é assustador, a luta tem que ser por melhores salários, que, em sua maioria, têm sido muito abaixo das necessidades básicas da profissão; por uma carga horária que não fragilize esses profissionais; e a garantia do acesso aos  EPIs e outros pontos importantes”, defendeu Ivanilda Brito, presidente do SindsaúdeBa.

Cidade que tiveram atos:

 

ITABUNA

SEABRA

UBAITABA

IRECE

BARRA DO MENDES

SALVADOR

FEIRA DE SANTANA

JEQUIE

VITÓRIA DA CONQUISTA

CENTRAL

GUANAMBI

CARINHANHA

RIACHO DE SANTANA

IGAPORÃ

CAETITÉ

PALMA DE MONTE ALTO

SEBASTIÃO LARANJEIRA

MALHADA

MATINA

SANTO AMARO

 

Postar um Comentário