Sindsaúde participa de seminário para discutir reformulação do Hospital Colônia Lopes Rodrigues
O fortalecimento da atenção e o atendimento à saúde mental, levando-se em consideração a proposta da reforma psiquiátrica foram a tônica das discussões do I Seminário dos Trabalhadores do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: re (estruturação) de serviços para consolidação de uma atenção integral à saúde mental, realizado no dia 1º de dezembro, no Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.
O evento foi organizado pelo Sindsaúde em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues, com o objetivo de discutir o projeto de resstruturação da unidade, que poderá se transformar em um centro de referência regional de atenção a saúde mental ou um complexo regional de serviços de atenção a saúde mental.
O evento contou com as presenças do reitor da UEFS, Evandro Nascimento Silva, da vice-reitora, Norma Lúcia Almeida e da diretora do HELR Iraci Leite da Silva. Os debates foram conduzidos pelo presidente do Sindsaúde, Silvio Roberto dos Anjos e Silva, pela diretora da entidade e vereadora de Salvador, Aladilce Souza, pela representante da Sesab, Liliane Mascarenhas, pela gerente da desintitucionalização do HELR, Robervânia Souza Cunha, pela Coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da UEFS, Thereza Cristina Coelho.
O evento também contou com a realização de grupo de trabalhos que discutiram, dentre outros temas, a reorganização dos serviços e a formação técnica continuada e mudança do modelo de cuidado. Os relatórios dos trabalhos de grupos também integrarão o projeto construído pela comissão formada por servidores, UEFS e Sindsaúde. Foi deliberada também a realização de encontros populares em Feira de Santana, com o objetivo de ampliar o debate sobre o projeto.