
Sindsaúde Bahia reúne servidores para comemorar os 36 anos de luta e defesa dos direitos dos servidores públicos da saúde.
Em uma noite marcada por emoção, reencontros e celebração, no Clube 2004, em Salvador, o Sindsaúde Bahia reuniu servidores ativos, aposentados, representantes de entidades sindicais, autoridades políticas e amigos da entidade. Com lotação máxima, a emoção tomou conta do espaço na comemoração aos 36 anos de fundação do sindicato, que através de lutas históricas consolidou como uma das principais entidades na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde no estado da Bahia.
A festa começou com a já tradicional apresentação do Coral do Sindsaúde Bahia, formado por servidores aposentados, que apresentou o Hino do Sindsaúde Ba. Logo em seguida, a presidente Ivanilda Brito , emocionada agradeceu a todos os servidores(as) presentes, recordou momentos marcantes da trajetória da entidade e fez questão de agradecer aos demais presidentes presentes na festa.
“Cada conquista que celebramos ao longo desses 36 anos só foi possível porque caminhamos juntos. Este sindicato nasceu da coragem e da união de homens e mulheres que acreditaram que a luta coletiva é capaz de transformar realidades. Hoje, nosso compromisso é seguir firmes na defesa dos servidores públicos e da saúde pública de qualidade. SUS forte!”, disse Ivanilda.
A vice-presidente Tereza Deiró, que ao lado de Ivanilda integrou a primeira gestão do sindicato, também falou sobre a fundação e a importância de manter viva a chama da resistência sindical.
“Quando começamos, enfrentamos muitas dificuldades, mas tínhamos um propósito: dar voz e vez aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Ver o Sindsaúde chegar aos 36 anos com tantas vitórias e ainda mais forte nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que valeu a pena lutar. Não vamos desistir das lutas como: concurso público, SUS forte e direitos dos servidores públicos”, completou Deiró.
O evento contou ainda com a participação do secretário estadual da Setre, Augusto Vasconcelos, da deputada estadual Olívia Santana , da presidente de CTB Bahia, Rosa de Souza, Pascoal Carneiro, CTB, e representantes de sindicais, como Maria José Silva e tiago Pascoal do Sinpojud, Daiana Alcantara do Sintest-Feira, Rui Oliveira, APLB – Sindicato e outros, que destacaram a importância do Sindsaúde na luta por direitos e na valorização da categoria.
A noite seguiu em clima festivo, animada pela apresentação musical da cantora Myra Lima que levou muitos convidados à pista de dança. Para completar a celebração, foi servido um delicioso caruru, que reforçou o espírito de união. Em todos os espaços ações da secretaria de comunicação mostraram as lutas históricas. No telão, vídeos institucionais que ganharam destaques nas mídias, adesivos com palavras de ordem e de luta desde a chegada até o salão, nas mesas panfletos sobre a Comunidade no WhastApp e baixar o jornal de 36 anos.
A primeira presidente do Sindsaúde Bahia, atualmente vereadora de salvador Aladilce Souza PCdoB, falou emocionada da fundação do sindicato, das lutas enfrentadas e as conquistas em benefício dos trabalhadores da saúde.
“Eu tenho a honra de ter participado da criação desta entidade. Foram anos difíceis, mas também de muita esperança. O Sindsaúde nasceu da garra dos trabalhadores e trabalhadoras, e é muito bonito ver que, mesmo depois de tantas lutas, a chama da resistência continua acesa e iluminando novos caminhos.”. finalizou Aladilce.
A noite terminou com a vela dos 36 anos sendo acessa e todos cantaram parabéns para o Sindsaúde Bahia. Os aplausos confirmaram o compromisso da entidade com a defesa da saúde pública e dos seus trabalhadores em saúde, mantido em mais de três décadas.
Também estiveram presentes membros do corpo da diretoria, entre eles: Maria Solemar, Dijalma Rossi, Maria Leonor, Maria Celeste do Rosário Santos, Joana Evangelista, Orlando Souza, Eufrosina Nunes, Sandra Ribeiro, Maria da Conceição Oliveira, Elza Caroline, Fabrício Santana, Dart Clair, Livia Abade, Edmilson Oliveira e Anilton Santos.