Servidores públicos estaduais paralisam atividade com ato na Paralela e no CAB
Servidores da Saúde de Salvador e do interior do estado paralisaram as atividades juntamente com o conjunto do funcionalismo público estadual, contra a política de reajuste zero do Estado da Bahia, nesta quinta-feira (6/4). Em Salvador, os trabalhadores realizaram uma grande passeata que saiu da Avenida Paralela em direção à Governadoria. Os trabalhadores também protestaram contra as reformas da previdenciária e trabalhista, a terceirização irrestrita e outras propostas de retirada de direitos em discussão no Congresso Nacional contra os trabalhadores.
Convocado pela Fetrab, CTB e Afpeb, o ato contou com trio elétrico, fanfarra, bandeiras, faixas, balões e cartazes. Durante todo o percurso, os trabalhadores cobraram do governador Rui Costa o aumento salarial de 2017, cuja data base dos servidores é 1º de janeiro. O governador vem adotando uma política perversa de desvalorização do serviço público estadual e os trabalhadores já amargam dois anos sem reajuste e acumulam perdas salariais e de direitos como a retirada do adicional de insalubridade.
As entidades criticaram a postura intransigente do governador Rui Costa que sequer chamou as entidades para negociar. Muitos servidores já se encontram com salário base abaixo do mínimo. A situação dos servidores da Saúde é ainda mais dramática, pois a categoria vem acumulando perdas de direitos, através de medidas perversas praticadas pelo governo do estado nos últimos dois anos. Os servidores amargam perdas de mais de 18% em três anos.“Os servidores públicos fizeram uma bela caminhada, representando o sentimento dos 250 mil servidores públicos do estado que estão há dois anos sem reajuste salarial e com seus planos de carreira defasados. Muito estão sem alcançar progressão e promoção desde 2014, e outros com gratificações suprimidas do seu contracheques. Isso tudo aliado a precariedade das condições de trabalho, em diversos postos do serviço público. A partir dessa realidade é que os servidores do estado se levantam e lutam”, afirmou a vice-presidente do Sindsaúde Tereza Deiró.
Também participaram do ato a CSP-Conlutas, Sindimed, Fazenda (Sindsefaz), Judiciário (Sipojud e Sintaj), Analistas (Ateba), Técnicos das Universidades (Sintest), Fundac (Sindstecba), Detran (Sindetran), Inema (Ascra), Policiais Civis (Sindpoc), professores, policiais militares, dentre outros seguimentos da categoria.
Interior
A paralisação dos servidores da Saúde também atingiu o interior do estado. Trabalhadores de diversos municípios realizaram manifestação pelo reajuste salarial a exemplo de Vitória da Conquista.
