Servidores da saúde protestam na Sesab contra erros do RH Bahia

Servidores da saúde protestam na Sesab contra erros do RH Bahia

Foto: João Ubaldo


Indignados com os prejuízos causados pelos erros do RH Bahia, servidores da Saúde realizaram uma mobilização em frente à Sasab  (CAB), nesta terça-feira (19/3), para cobrar soluções sobre as inconsistências apresentadas pelo novo sistema.
Com faixa e cartazes que traziam críticas ao sistema, eles pediam respostas à Sesab sobre o ressarcimento dos valores descontados, que vêm causando ainda mais prejuízos financeiros à categoria que já amarga 4 anos sem reajuste salarial e diversos cortes de direitos. Os trabalhadores relataram problemas ocorridos, desde o mês de janeiro, como descontos de gratificações, férias, adicional noturno, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, dentre outros benefícios.
“Não podemos aceitar que estes erros continuem prejudicando o trabalhador, que estão tendo suas vidas financeiras completamente afetadas”, afirmou a presidente do Sindsaúde-Ba, Ivanilda Brito. Durante a mobilização, uma comissão formada por diretores do Sindsaúde e trabalhadores se reuniu com o superintendente interino de RH da Sesab, Bruno Carvalho, além de outros técnicos da secretaria.  A comissão relatou os problemas causados pelo RH e outras demandas que vem atingindo a categoria.
A gestão não respondeu concretamente aos diversos questionamentos feitos pela direção do sindicato sobre as inconsistências do RH Bahia, além de não dar garantia de que o problema seja resolvido com brevidade.  De acordo com o superintendente e os técnicos da secretaria, o sistema ainda está em fase de adequação, o que foi duramente criticado pela diretoria do Sindsaúde, pois a vida dos servidores não pode ser condicionada a um sistema.
Além disso, uma das grandes preocupações do sindicato é o fato do RH Bahia ser gerenciado por uma empresa contratada pelo governo do estado que demonstra não ter conhecimento das particularidades da secretaria de saúde.
 
Planserv
 
Apenas alguns questionamentos pontuais foram esclarecidos à comissão. Sobre os casos de descontos indevidos no Planserv, o superintendente informou que o servidor deve comunicar o erro diretamente ao plano, que é responsável pelo envio das informações dos trabalhadores para o RH Bahia.
 
Aposentadoria
 Quando questionado pelo Sindsaúde sobre a situação dos cerca de 400 servidores que solicitaram aposentadoria em 2017 e, segundo a Sesab, deveriam ser publicadas até dezembro de 2018, a responsável pelo setor informou que, todos os processos estão concluídos, entretanto, alguns serão revistos e outros retornarão às unidades de origem do servidor.
A medida será tomada para que sejam solucionados pendências relacionadas à férias,  licenças-prêmio e abono pecuniário, que, a partir da implantação do RH Bahia, não poderão mais ser indenizados após a publicação da instrução.
A informação gerou repúdio e protesto por parte do Sindsaúde, que entende que os trabalhadores não poderão ser prejudicados uma vez que todos os processos já estavam concluídos antes da implantação do sistema. O sindicato vai propor um movimento com os servidores que se encontram nessa situação, para cobrar solução imediata para o problema. A proposta que será levada ao governo é a liberação imediata dos processos ou a suspensão das atividades por parte do trabalhador.
 
 
Auxílio-transporte e auxílio-alimentação
 
Em relação aos servidores municipalizados que tiveram o auxílio-transporte e o auxílio-alimentação retirados do contracheque, a exemplo dos servidores de Ilhéus, Bruno informou que a Sesab irá pagar os benefícios, inclusive os meses retroativos, até que sejam firmados os acordos com os gestores municipais.
 
Siast
O superintendente interino também informou que os atestados médicos dos trabalhadores não deverão ser mais entregues nos Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador – SIAST. O trabalhador deverá entregá-los no setor de Recursos Humanos ou setor pessoal das unidades.