Sindsaúde convoca trabalhadores do FESF-SUS para ato em defesa do SUS dia 6 de abril, na Praça da Piedade, às 9h

Sindsaúde convoca trabalhadores do FESF-SUS para ato em defesa do SUS dia 6 de abril, na Praça da Piedade, às 9h

fesf susO Sindsaúde-Ba convoca os trabalhadores da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) para participarem do ato público em defesa do SUS no dia 6 de abril (sexta-feira), na Praça da Piedade, às 9h, para denunciar as demissões e privatização da Assistência Domiciliar promovida pela SESAB. 

Ao todo, 204 trabalhadores  encontram-se na eminência de perderem os vínculos de trabalho, atuando no Serviço de Assistência Domiciliar sob a gestão e operacionalização da FESF-SUS, através da celebração de contrato com a SESAB, ocorrido em 16 de Abril de 2012. Estes profissionais estão lotados em oito municípios do estado da Bahia, distribuídos em 21 equipes inseridas em diversas unidades como o HGE e os hospitais Roberto Santos, Otávio Mangabeira e Ernesto Simões Filho. Até o momento, mais de 6 mil pacientes foram beneficiados com atendimentos em seus domicílios, com uma média anual de 10 mil procedimentos, gerando disponibilização de leitos hospitalares para os pacientes do SUS.
No entanto, a  Secretária Estadual de Saúde, em mais uma investida na política de privilegiar empresas privadas, decidiu substituir o modelo de atenção domiciliar preconizado pelo Ministério da Saúde e regulamentado pela Portaria 825/2016 por um modelo privatizado de  Assistência Domiciliar, com a contratação de empresas de “Home Care” no formato de credenciamento.

Vamos denunciar à população, com a distribuição de carta aberta, esta medida do governo do estado que trará grande prejuízo à qualidade da assistência  comprometendo a integralidade da atenção à saúde ferindo os princípios do SUS, além de trazer grandes conseqüências. Além da demissão dos trabalhadores, a medida poderá promover o aumento do custo da Assistência Domiciliar com a privatização do serviço (Home Care); a Quebra do vínculo entre paciente/família/cuidador e equipe de saúde; a perda da garantia de atendimento a pessoas residentes  em local de difícil acesso e de alta periculosidade; e a descaracterização do Programa Federal Melhor em Casa da forma como está regulamentada na portaria do Ministério da Saúde.
A nova proposta da SESAB de  aprofundar a privatização do Serviço de Atenção Domiciliar se caracteriza como mais uma ação de desmonte do SUS e precarização de mão de obra. Um grande retrocesso na gestão  do SUS na Bahia.

Não vamos aceitar! Saúde não se vende! Se defende! Todos(as) à Praça da Piedade no dia 6/4 às 9 h