Jornal da Record denuncia descaso com a saúde no Hospital Roberto Santos

Jornal da Record denuncia descaso com a saúde no Hospital Roberto Santos

record2Reportagem veiculada pelo Jornal da Record, nesta segunda-feira, 14 de agosto, denunciou o descaso com a saúde dos pacientes em diversas capitais do Brasil. Em Salvador, a equipe de reportagem visitou o Hospital Geral Roberto Santos, maior unidade de saúde pública da Bahia. A reportagem mostrou a superlotação da unidade, onde doentes lotam os corredores e são atendidos no chão ou em macas improvisadas. Além disso, os profissionais de saúde atendem sem nenhuma estrutura, ou seja, mesmo após reforma recente com investimentos de R$ 13 milhões, o HGRS não dá conta da demanda.
A reportagem confirma as denuncias feitas pelo Sindsaúde sobre a situação das unidades de saúde da capital e do interior da Bahia. Além do déficit de pessoal e escassez de materiais, medicamentos e outros recursos, a lógica de privatização das unidades de saúde dificulta a regulação de leitos e transferência de pacientes pois não prevalece o sentido de rede que o SUS requer.
O problema de superlotação e da falta de condições de trabalho dos profissionais de saúde no Hospital Roberto Santos vem sendo  denunciado constantemente pelo Sindsaúde. Este ano, a entidade tentou, sem sucesso, audiência com o secretário da saúde Fábio Vilas-Boas para discutir este e outros problemas da categoria.
O Sindsaúde encaminhou então ofício de número 046/2017 para o diretor do HGRS José Admirço Lima Filho, relatando os principais problemas ocorridos na unidade que necessitam de intervenções imediatas, como o déficit de profissionais, a superlotação e a falta de medicamentos e insumos.
O sindicato ressalta que a melhoria de condições de trabalho e realização de concurso público com o objetivo de reduzir o déficit de profissionais é uma das principais bandeiras de luta da categoria, por isso continuará denunciando o descaso com a saúde pública e cobrando da Sesab a adoção de medidas urgentes que garantam uma assistência de qualidade à população.
Veja matéria no link abaixo:
http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/pacientes-sao-atendidos-nos-corredores-de-hospital-em-salvador-ba-15082017
 
ofício encaminhado para Sesab este ano:
oficio