SindsaúdeBa protocola solicitação de reunião para mediação para implantação do piso salarial da enfermagem
A diretora do Sindsaúde-BA, Dart Clair Cerqueira, protocolou na última sexta-feira (12/01/24), um requerimento solicitando reunião para mediação no que trata a implantação do piso salarial da enfermagem. O município de Feira de Santana vem aplicando o piso da enfermagem de forma equivocada contabilizando a GEUS (Gratificação pelo Exercício em Unidades de Saúde) de natureza variável, individual e transitória para composição do piso dos profissionais efetivos em enfermagem.
Para a diretora Dart Clair precisa a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFSa) entender melhor sobre o Piso da Enfermagem e valorizar seus profissionais. “Esses trabalhadores são pais e mães de família, com constantes atrasos de salários e muitas vezes não tem nem condições de sustento, necessitando muitas vezes realizar vaquinhas entre os colegas. Não podemos aceitar tantos desrespeitos e desvalorização desses profissionais”, desabafou.
A diretora Dart Clair pontua que a lei orçamentária de 2024 do município de Feira de Santana, o então prefeito Colbert Martins vetou o reajuste salarial de 4% para professores, agentes comunitário e da enfermagem, por terem o piso das suas categorias. “Nós da enfermagem, não temos reajuste adequado e estamos exaustos com excesso de carga horária, os hospitais e postos de saúde estão necessitando de grandes e modernas reformas que vão impactar na qualidade no atendimento e conforto para pacientes. Essa conta tem que iniciar pela valorização dos trabalhadores da enfermagem pagando o Piso da Enfermagem como aprovado, na integralidade”, pontuou Dart.