NOTA CRÍTICA AO GOVERNO DA BAHIA
Sem transparência e diálogo, só 4% de reajuste é brincadeira!
O Governo da Bahia mostra que vem tratando os servidores estaduais sem o respeito e o reconhecimento necessários, quando se trata de melhorar os salários. Por dois anos seguidos, oferece apenas 4% de reajuste.
É importante lembrar que o governo Lula já concedeu 9% aos servidores federais e que as servidoras e servidores baianos amargam uma defasagem salarial de 53%, segundo cálculos do Dieese.
Mais uma vez, faltou transparência ao não mostrar as contas. Faltou diálogo com as entidades que representam os servidores.
O governo não leva em conta que inflação ainda está subindo. Por isso, as categorias que compõem o serviço público e suas entidades estão insatisfeitas. O reajuste de 4% não repõe nem a inflação do último ano e não ajuda a recompor o poder aquisitivo do trabalhador para ter uma vida mais digna.
O que as entidades representativas dos servidores públicos baianos querem é a consolidação da Mesa Central de Negociação, denominada pelo governo como manutenção do diálogo das tratativas de pautas das categorias, para discutir não apenas o reajuste, mas também outros assuntos do interesse do funcionalismo público estadual.
Site oficial: Fespebahia.org.br