Sindsaúde Bahia se reúne com a Secretária da Saúde de Feira de Santana para tratar do pagamento do piso salarial da enfermagem

Sindsaúde Bahia se reúne com a Secretária da Saúde de Feira de Santana para tratar do pagamento do piso salarial da enfermagem

Na tarde desta terça feira (07/11), a diretora de comunicação do Sindsaúde-BA, Dart Clair Cerqueira, participou de uma reunião com Secretária da Saúde de Feira de Santana, Cristiane Campos. Estiveram presentes Cristiane Gusmão, representante do Seeb, e Luciane, enfermeira e servidora pública do município, para tratar da implantação do piso salarial da enfermagem e das condições de trabalho dos profissionais de saúde que atuam no município.

Sobre as demandas tratadas, foi apresentado pelo setor de RH um parecer da PGM, o qual foi questionado pela diretora Dart sobre a gratificação Geus (Gratificação por Exercício em Unidades de Saúde), que está sendo somado como complemento para o pagamento do piso salarial da enfermagem. O sindicato entende que se trata de uma gratificação variável, que varia em porcentagem dependendo da unidade de atuação dos profissionais.

Outra demanda discutida foi em relação aos profissionais de enfermagem que são contratados através de empresas terceirizadas, considerando que o município já recebeu o recurso do Governo Federal e até o momento não realizou os pagamentos do piso.

A diretora Dart solicitou, de forma emocionada, à secretária Cristiane, que se empenhe na resolução deste problema: “Esses trabalhadores são pais e mães de família, que tem constantes atrasos de salários e muitas vezes não tem nem condições de sustento, necessitando muitas vezes realizar vaquinhas entre os colegas. Não podemos aceitar tantos desrespeitos e desvalorização desses profissionais”, desabafou.

Também foi discutida a realização de concurso público, tendo em vista que o município tem uma alta porcentagem de terceirização, o que traz grandes prejuízos aos trabalhadores e enfraquecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, pois são vínculos frágeis e que submetem os trabalhadores a uma grande precarização de trabalho.

A Secretária da Saúde Cristiane Campos se comprometeu em buscar uma solução junto ao jurídico do município para que o piso salarial seja rapidamente pago aos trabalhadores terceirizados pelas empresas contratadas pelo município.

O Sindsaúde-BA irá realizar, através do setor jurídico da entidade, uma análise do parecer da PGM para que seja realizada uma contestação do equívoco que trata a GEUS – Gratificação por Exercício em Unidades de Saúde dos servidores para a complementação do piso salarial da enfermagem.

A Geus é variável!
A Geus não é piso!

Postar um Comentário